Pesquisar neste blogue

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Cancro da Próstata

O que é?

O cancro da próstata é uma
doença que se caracteriza por ocorrer o desenvolvimento anómalo de uma glândula do sistema reprodutor masculino, as células da próstata sofrem mutações e começam a se multiplicar sem controlo. Estas células podem se espalhar a partir da próstata em direcção a outras partes do corpo, especialmente ossos e linfonodos.
O cancro da próstata pode causar dor,
dificuldade em urinar, disfunção eréctil e outros sintomas.
Este tipo de cancro desenvolve-se com mais frequência em homens acima dos 50 anos de idade, já que a próstata é uma glândula exclusiva deste sexo. Entretanto, muitos homens que desenvolvem cancro da próstata não apresentam sintomas e morrem por outras causas.
A
próstata é um órgão do sistema reprodutor masculino, que ajuda a produzir e armazenar fluido seminal. Nos homens adultos a próstata normal apresenta cerca de 3 centímetros de comprimento e pesa cerca de vinte gramas. Está localizada na pelve, abaixo da bexiga urinária e na frente do recto. A próstata envolve parte da uretra, o ducto que carrega a urina da bexiga durante o acto de urinar e carrega o sémen durante a ejaculação. Devido a sua localização, as doenças da próstata geralmente afectam o controlo urinário, ejaculação e raramente defecação. A próstata contém pequenas glândulas que produzem cerca de vinte por cento do fluido que constitui o sémen.

SINTOMAS DE ALERTA:
Geralmente, os sintomas de cancro da próstata incluem:
• Problemas urinários.
• Incapacidade de urinar, ou dificuldade em iniciar ou parar o fluxo de urina.
• Necessidade frequente de urinar, principalmente à noite.
• Fluxo de urina fraco ou intermitente.
• Dor ou ardor durante a micção.
• Dificuldade em ter uma erecção.
• Sangue na urina ou no sémen.
• Dor frequente na zona inferior das costas, nas ancas ou na zona superior das coxas.
Por norma, as fases iniciais do cancro não causam dor. Se tem estes sintomas, não espere até ter dor, para consultar o médico.

Sem comentários:

Enviar um comentário