Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Cancro do colo do útero

O que é o cancro do colo do útero?

O colo do útero é a parte inferior do útero, que liga o corpo do útero à vagina. O colo do útero passa por diversas alterações ao longo da vida da mulher (puberdade, parto, menopausa). A região onde a parte externa do colo do útero (exocolo do útero) encontra a parte interna (endocolo do útero), é muito sensível. É nesta região que começa a maior parte dos cancros do colo do útero.

Qual a causa do cancro do colo do útero?

Ao contrário de muitos outros cancros, a principal causa do cancro do colo do útero não é hereditária. Trata-se de uma infecção adquirida através de
contacto sexual.
De facto, a causa desta forma de cancro é sempre um vírus. Este vírus é o chamado Papilomavírus
Humano, vive na pele e nas mucosas genitais tais como vulva, vagina, colo de útero, e pénis. Este consegue transformar as células do colo uterino, provocando lesões e nalguns casos progridem para lesões cancerosas.
Existem vários tipos de
Papilomavírus Humano. A maioria São inofensivos, mas outros podem ser bastante perigosos para a saúde humana, como os que estão na origem do cancro de colo do útero.

Quem pode ser afectado por este cancro?

Todas as mulheres podem ser afectadas. 40% de todos os casos de cancro do colo do útero são diagnosticados em mulheres com idades entre os 35 e os 54 anos. No entanto, foi demonstrado que a maioria das mulheres contrai o Papilomavírus na adolescência ou início da idade adulta.
Cerca de 70% das mulheres e homens entrarão em contacto com o Papilomavírus durante as suas vidas.
Felizmente, a maioria das pessoas infectadas com o vírus não desenvolverão cancro porque, em 90% dos casos, o Papilomavírus é eliminado naturalmente.
Gestantes infectadas pelo HPV podem transmitir o vírus para o feto durante a gestação ou no momento do parto.

Como realizar a protecção contra as doenças relacionadas com o Papilomavírus?

O rastreio é essencial porque detecta alterações nas células numa fase precoce, permitindo que se evite a progressão para lesões cancerosas. No entanto, o rastreio não protege contra a infecção por Papilomavírus nem contra as alterações nas células.
A origem vírica dos cancros relacionados com Papilomavírus oferece uma oportunidade de prevenção primária destas doenças e das lesões que as precedem, através de vacinação.

Quando deve ser feita a vacinação?
Uma vez que a infecção pelo vírus é mais frequente no início da vida sexual, a vacinação deverá ser feita de preferência em pré-adolescentes e adolescentes. No entanto, a vacinação de mulheres jovens já exposta a um tipo de vírus permitirá a sua protecção contra tipos de Papilomavírus com os quais não tiveram contacto.

Para saber mais consulte duas páginas muito interessantes!

Passa a Palavra – Luta Contra o Cancro do Colo do Útero e o Papilomavírus Humano:

http://www.passaapalavra.com/

Liga Portuguesa Contra o Cancro:

http://www.ligacontracancro.pt/


Para sensibilizar!

Três vídeos muito importantes.











Sem comentários:

Enviar um comentário